Você está se preparando para cair na folia do carnaval 2015? Aqui algumas perguntas frequentes que poderão ajudar você!

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Como deve ser a alimentação de quem vai cair na folia?

Café da manhã caprichado! A dica é ingerir pão ou cereal integral, acompanhado de mel e ovos mexidos, frutas da época e para beber, suco natural e água de coco. Cuidar da alimentação se torna imprescindível para garantir energia durante a folia.

Na hora do almoço e do jantar que antecedem a festa, é recomendado optar uma refeição mais leve, sem frituras, molhos e alimentos gordurosos. Frango ou peixe acompanhado de uma salada é a melhor opção. Para aumentar a energia, adicione carboidratos ao prato, como batata doce.

Durante os quatro dias de folia as pessoas perdem líquido e gastam muita energia por causa do calor e da atividade física intensa (dança, corrida para acompanhar blocos, entre outras). Por conta disso, a regra básica é tomar muito líquido e manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas e água de coco. Para aqueles que não dispensam bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre um copo e outro e evitar estômago vazio, comendo a cada três horas pequenas porções evitando carnes e lanches gordurosos principalmente em lugares sem higiene adequada.

Para petiscar, dê preferência para castanhas, frutas secas, sementes de abóbora ou girassol torradas sem sal e salgados assados e preferir uma alimentação leve e com boas fontes de carboidratos, combinadas com frango ou peixes, legumes e verduras.

2 –  Quais são os alimentos recomendados para dar energia para o folião?

Para garantir energia, a alimentação deve ser à base de carboidratos, preferencialmente os integrais, como: pães, massas, arroz, aveia, batata doce, mandioca, grãos (feijão, lentilha, milho, etc), esses alimentos fornecem energia e resistência ao corpo.

3 – Quais os alimentos para quem exagerar na bebedeira?

Aliviar o excesso de álcool no fígado mantendo a hidratação é o primeiro passo para quem exagerou, além disso, seguir uma alimentação saudável e desintoxicante, rica em frutas como melão, melancia, maçã, pera, kiwi, abacaxi ou banana, folhas verdes, verduras cruas, carnes brancas (frango e peixes) e carboidratos integrais, evitando o consumo excessivo de laticínios, gorduras e frituras, e carne vermelha.

Beber muita água, abusar dos chás de erva doce, hortelã e boldo, assim como do suco verde, além de aliviar os sintomas de náuseas mastigando um pedacinho de gengibre ou casquinhas de limão ajuda bastante.

4- Existe algum alimento bom para curar ressaca?

Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parecer bem-vinda.

– Água, item principal que deve ser consumido. O álcool desidrata o corpo e o líquido torna-se mais essencial do que nunca. Ajuda inclusive a tratar a dor de cabeça, típica do quadro de ressaca.

– Alho, antibiótico natural, protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Os componentes alicina e ajoeno têm ação anti-inflamatória, auxiliando em problemas digestivos.

– Atum em lata, ajuda a repor uma série de minerais que o corpo perde quando em contato com o álcool.

 – Azeite de oliva, o óleo diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

 – Chá de camomila, bom para curar problemas digestivos e náuseas. De preferência adoçado com mel, para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue.

 – Chá de hortelã, excelente para desintoxicação do corpo.

 – Gengibre, combate a náusea, pois tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

 – Ovos, quando o corpo detecta a presença do álcool, produz acetaldeído, que é o produto tóxico resultante da primeira fase do metabolismo da bebida. O corpo então produz glutationa para combater essa intoxicação, mas não dá conta. Por isso, o corpo sofre com os efeitos do álcool e vem a ressaca. Os ovos são ricos em cisteína, proteína que contém glutationa. Portanto, inclua-os no cardápio.

 – Quinoa, grão repleto de aminoácidos e nutrientes que são essenciais para a saúde, principalmente em momentos de recuperação.

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