Samara Filippo

0 Flares 0 Flares ×
Por Lalá Noleto
''Eu acredito na teoria que você é o que você come, então quanto mais saudável for sua refeição, mais você se sentirá melhor. No meu dia-a-dia como tudo que tenho vontade, porque é muito ruim ficar se privando do que gosta. 
Um hábito que tenho é tomar muito chá verde entre as refeições. Outros hábitos que fazem parte da minha alimentação é substituir o cruton de pão da salada por crutons de soja temperados. Acredito ser mais saudável. Também não bebo líquidos junto com as refeições. Acho que isso dilata o estômago. 
Também eliminei refrigerante da minha vida.''
Comentário da nutricionista Cinara Carvalho: 

Contar hoje em dia com uma alimentação balanceada deixou de ser apenas um hábito saudável e se tornou essencial para a manutenção do bom funcionamento do organismo, bem como passou a ser uma das mais importantes ferramentas de prevenção de doenças. Diante disso, nossa alimentação passou a ser o reflexo da nossa saúde.

A prática de comer de tudo que se tem vontade evitando as privações é bom até certo ponto, uma vez que devemos identificar a composição dos alimento, ter cuidado com a quantidade ingerida e com os horários. 

Chá verde contém propriedades antioxidantes, são as catequinas e os polifenóis, ambos potencializam a neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, reduzem nos níveis de colesterol e LDL ajudando ainda na prevenção de doenças degenerativas, porém a recomendação para uso diário são 5 xícaras/ dia devendo o mesmo ser de folhas em infusão. Encontramos ainda em sua composição cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central e que pode também aumentar a utilização de energia pelo corpo. 

A substituição do cruton de pão pelo de soja traz beneficios no que diz respeito a regulação hormonal, uma vez que a soja contém isoflavonas que atuará como forma de prevenção afim de retardar os sintomas da menopausa. 

A recomendação para líquidos durante as grandes refeições são de 30 minutos antes e no mínimo 40 minutos após, assim a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes se fazem de forma completa, evitando ainda a dilação do estômago principalmente se neste líquido conter gás como nos refrigerantes. Abolir refrigerantes é uma excelente vantagem ao organismo, uma vez que os mesmos contém açúcares simples, corante, sódio e outras composições que não são benéficas ao organismo. 

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista
Leia mais: Revista Contigo. 	
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Postagens Relacionadas