Renata Fan

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Por Lalá Noleto

”Vou à academia 3 vezes por semana. Faço um treino de musculação e 25 minutos de exercícios aeróbicos, pode ser esteira ou spinning. Evito frituras. Não consumo nada de álcool, zero. A única coisa alcoólica que tomo é uma tacinha de champanhe no brinde do Ano-Novo. Gosto de massas e molhos, mas como sei que os molhos engordam, evito. Uma coisa que não fico sem é carne vermelha. Adoro. Não consigo ficar mais de três dias sem comer. Para controlar a alimentação criei uma regrinha: chocolate só duas vezes por semana. Um truque que tenho de alimentação é tomar chá de boldo após as refeições.” 

Comentário da nutricionista Cinara da Silva Carvalho: 

”Hábitos saudáveis Renata! Sabemos que alimentos fritos dão a impressão de mais saborosos, começando pelo aroma, porém além das calorias que já apresentam na versão in natura, os alimentos fritos ainda contam com um valor calórico extra. Isso porque eles incorporam parte da gordura usada em seu preparo. Não há dúvida de que, sem fritura, a vida é mais agradável!! 
O álcool, também tem calorias, o ideal é permanecer com a tacinha de champanhe no brinde do ano novo. 

Para evitar privações de comer o que gosta, como as massas e os molhos, prefira molhos menos calóricos, evitando os que são a base de queijo, por exemplo, e tente não exagerar no consumo da massa. 

A carne vermelha é rica em proteínas, essenciais para a formação muscular, órgãos e tecidos em geral, além de conter boas quantidades de ferro e zinco. Os possíveis malefícios se apresentam quando a ingestão é excessiva e predominantemente realizada com cortes mais gordos, que são ricos em gorduras saturadas e colesterol. O consumo deve ser feito preferencialmente com cortes mais magros (lagarto, patinho, etc.), deixando a picanha e carnes mais gordurosas para ocasiões especiais. 
Comprovado cientificamente, o chá de boldo é um estimulante hepático. Ele estimula a digestão, é analgésico e é utilizado para tratamentos de gastrites, azia, mal-estar gástrico e ressacas (dor de cabeça e tonturas).
 Mas sem exageros.”

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista
Leia mais: Revista Contigo.
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