O que está escondido nos rótulos nutricionais?

0 Flares 0 Flares ×

ler_rotuloQuando você vai fazer suas compras, você observa com cuidado as informações nutricionais contidas nos rótulos? Escolhe o que realmente é saudável e o que realmente o seu organismo precisa? Alimentos light são mais saudáveis que os alimentos normais? E aqueles livres de gordura não engordam? Margarina é melhor do que manteiga?

Nossa quanta pergunta, não é mesmo? À primeira vista pode parecer que a resposta a essas perguntas seja fácil, mas não é bem assim. Existem muitos produtos consumidos e vendidos como mais saudáveis e menos calóricos, porém ficar atento ao rótulo pode mostrar uma realidade diferente e informações que você muitas vezes não pode imaginar.

Alimentos light e diet contêm menos açúcar e gordura, mas geralmente possuem mais sódio para manter o sabor. Além disso, alguns produtos podem conter o mesmo valor calórico que o original.  Já aqueles “zero gordura” não são livres de calorias, dessa forma é melhor ler com atenção as informações nutricionais contidas nos rótulos afim de garantir o que será consumido.

A margarina é altamente processada e contém gorduras hidrogenadas, não sendo mais saudável do que a manteiga, além do que ambas contém calorias e são riquíssimas em gorduras e calóricas.

Sucos de caixinha têm tanto açúcar quanto um refrigerante, e ainda apresentam muitos conservantes, não sendo o seu consumo uma prática saudável.

Barrinhas de cereais, granola e cereais matinais, considerados snacks saudáveis, também podem esconder surpresas, pois algumas marcas apresentam adição de açúcar, mel, xarope de milho e até sódio, e podem conter valores calóricos bem altos.

As informações no rótulo são valiosas para que o consumidor possa totalizar a quantidade de sódio, açúcar e gorduras ingeridos diariamente e se controle para que não faça abusos que podem conduzir a distúrbios na saúde a longo prazo. Por isso, antes de comprar qualquer alimento, é importante estar atento tanto à tabela nutricional quanto à lista de ingredientes.

O segredo sem dúvidas é sempre consumir alimentos saudáveis, de boa qualidade que vão oferecer nutrientes benéficos e específicos ao organismo.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Postagens Relacionadas