Nutrigenômica, da Ciência à Prática Clínica

0 Flares 0 Flares ×

Uma nova abordagem dos aspectos nutricionais através do gene humano!

Nutrigenômica, ciência que estuda genes específicos e componentes bioativos dos alimentos conjuntamente com suas possíveis interações (LAMPE, 2006).

O objetivo da nutrigenômica é caracterizar um fenótipo saudável, tornando possível a distinção entre o estado saudável do estado predisposto a adquirir alguma doença, podendo assim intervir com dietas pertinentes ao estado gênico do indivíduo (LAMPE, 2006). Uma intervenção nutricional baseada em conhecimentos específicos, como o requerimento individual de acordo com as características genéticas individuais, pode tanto prevenir como auxiliar no tratamento e cura de doenças. Portanto, dependendo do tipo de alimentação esses genes são expressos de maneiras inadequadas, gerando posteriores riscos à saúde (GARCIA-CASAL, 2007).

Este curso, teve como objetivo a capacitação dos profissionais nutricionistas na personalização de dietas com base no genótipo, visando a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, o câncer, a osteoporose, o diabetes, entre outras.

Ministrado pela nutricionista mestre Ana Carolina Andretti

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Postagens Relacionadas