Mirella Payola

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Por Lalá Noleto

”Estou fazendo bem menos exercício físico do que gostaria. Mas normalmente eu faço balé clássico duas vezes por semana. É um exercício supercompleto. A música faz bem para o espírito e a dança faz bem para o corpo. Minha mãe foi bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e eu danço desde os seis anos. Pra mim não tem nada melhor. Amo!

Gosto de tomar um café da manhã completo. Fico satisfeita e passo a manhã toda sem sentir fome. Torrada, queijo cottage, peito de peru, sucos de frutas (comprei uma centrífuga e estou me divertindo com sucos diferentes, misturando várias frutas. Fica gostoso e muito mais saudável que os sucos de caixinha), ovinhos mexidos (não resisto), cereal, iogurte com uma colher de farinha de semente de linhaça (deixa a pele uma beleza), frutas com aveia (ótima para o intestino). É a melhor maneira de encher o dia de energia! 

Lá pelas 11 da manhã, como uma barrinha de cereal (sem chocolate), pois aprendi com a minha nutricionista que não se deve ter intervalos grandes entre as refeições. 

No almoço, uma salada e um prato principal (que varia muito de acordo com o dia). Evito frituras e carnes gordurosas. Pra matar a fominha da tarde como outra barra de cereal ou uma fruta. À noite tento (e às vezes confesso que não consigo) abusar dos líquidos (tipo uma sopinha) e uma proteína. 

A minha dieta varia de acordo com meu humor. Alguns dias tudo que eu quero é uma salada bem colorida e refrescante. Aí, coloco tirinhas de frango pra incrementar. Mas tem dias que me empolgo na cozinha e faço pratos completos. Adoro cozinhar, e só não faço mais por falta de tempo. Eu acredito que a comida feita em casa é muito mais saudável, com menos gordura e tem o temperinho que a gente gosta! 

Eu evito carne vermelha. Na minha casa nunca tem. Eu só como quando vou a um churrasco (não dá para resistir àquele cheiro de picanha na brasa!). Tenho que confessar que adoro um churrasco! Ainda bem que tenho comido pouco, porque os efeitos da carne vermelha não são bons para o organismo. Mas como procuro ter equilíbrio em tudo e não ser muito radical me permito um bom churrasco de vez em quando. 

Para manter a boa forma meu aliado é a soja! É tiro e queda! Você pode preparar em forma de salada, fazer pastinha temperada pra comer com torradas, ou a proteína texturizada que, quando bem feita, fica uma delícia, é fácil e rápida de fazer e bem leve. Eu adoro!” 

Comentário da nutricionista Cinara da Silva Carvalho: 

”A atividade física associada a uma alimentação saudável, supervisionados por um profissional responsável por cada área, são elementos essenciais para garantir o bom funcionamento do organismo, alimentar o espírito e manter o corpo desejado. 

Após uma boa noite de sono e jejum, o organismo precisa de energia e de nutrientes para realizar as suas atividades e o café da manhã é fundamental, pois fornece carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. O segredo para um café da manhã saudável é a variedade dos alimentos e o cuidado principal é não exagerar nas porções. 

A orientação da sua nutricionista é muito pertinente, a alimentação deve ser sempre a cada três horas. Assim, você manterá o equilíbrio e o organismo não precisará buscar em outras fontes o nutriente que está precisando. Alimentação saudável é uma grande aliada para viver mais e melhor, dessa forma Mirella, fugir das frituras e dos alimentos gordurosos é sem dúvida a melhor pedida. 

Na alimentação, a carne vermelha não é a vilã! Ela é fonte protéica, contém minerais, lipídios e vitaminas A, D, E e K, e do complexo B. Não há portanto um prato de salada que substitua por completo a carne, só precisamos moderar a quantidade e continuar se permitindo um bom churrasco de vez em quando.” 

 

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista

Leia mais: Revista Contigo.

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