Juliana Boller

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Lalá Noleto

”Não sou muito fã de exercícios físicos, mas me esforço para, sempre que possível frequentar a Academia Velox, na Lagoa (RJ), que é ao lado da minha casa e tem equipamentos de última geração e profissionais excelentes. Apesar de não gostar muito, sei que o exercício é fundamental. No momento, sigo um programa de corridas pelo menos três vezes por semana. Não sigo nenhuma dieta específica. Como de tudo, mas sem exageros. Não evito nada. Tenho a sorte de não ser fã de doces e quando como alguma besteira a mais, tento compensar depois. Não resisto batata frita. Amo! Procuro tomar vitamina C ou comer alimentos que contenham a vitamina.” 

Comentário da Nutricionista Cinara Carvalho:

”Assim como Juliana, algumas pessoas não gostam de praticar exercícios, porém o esforço deve ser contínuo, pois o mesmo melhora a saúde e a qualidade de vida. Quando utilizamos a palavra dieta, logo pensamos em um prato cheio de alface, embora saibamos que restrições muito severas causam prejuízos à saúde, provocando algumas deficiências nutricionais. O profissional nutricionista, no entanto, possibilita através de cálculos a quantidade nutricional necessária, evitando dessa maneira excessos ou até mesmo falta de nutrientes, sendo a dieta ideal aquela que contém as preferências da pessoa e uma ampla variedade de alimentos com calorias e nutrientes suficientes para uma boa saúde. Cuidado com a fritura, além da gordurinha indesejada, o excesso pode causar outros problemas. A vitamina C é necessária no combate a infecções, atua na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico. Deve ser consumida todos os dias, pois não é armazenada no organismo e é destruída pelo calor e pela exposição ao ar. A dose diária recomendada são 60 mg., quantidade encontrada em uma laranja média. O excesso da vitamina C pode causar formação de cálculos nos rins. Está presente em frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir várias doenças.

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista

Leia mais: Revista Contigo.

 

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