Iris Stefanelli

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Por Lalá Noleto

“Corro todos os dias no Ibirapuera. Quando finalizou o BBB ganhei peso, porque perdi muito a rotina, depois voltei ao cotidiano e já perdi 5 kg. Para isso tirei o sal da minha alimentação, frituras e refrigerante. Não faço grandes jantares a noite, opto por torradas light com peito de peru. Meu namorado é muito disciplinado e isso me ajuda muito a manter a linha na dieta. Um truque para me ajudar a manter a forma é comer um prato de verduras antes da refeição principal. Além disso, tomo muito chá verde e como frutas.’’ 

Comentário da nutricionista Cinara da Silva Carvalho 

‘’Movimento!!! Movimentar o corpo na academia, na corrida, na dança, enfim em qualquer atividade, com uma alimentação equilibrada e hidratação são trunfos utilizados para garantir e manter o corpo idealizado e mais do que nunca saudável. Restringir o consumo exagerado de sal é o ideal, pois o mesmo faz com que o organismo retenha mais os líquidos e, consequentemente, aumente de volume, elevando a pressão sanguínea e sobrecarregando o coração. A hipertensão, por sua vez, é uma das principais responsáveis por infarto e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros males. Já os alimentos fritos contêm bem mais calorias, ou seja, engordam mais e os refrigerantes, de um modo geral não são fontes de vitaminas e minerais como as frutas. Para complementar o jantar Íris acrescenta uma boa salada de folhosos verdes escuros, é sem dúvida uma ótima pedida, pois são alimentos riquíssimos em vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, mantendo o truque de ingerir antes das refeições, as fibras permitem uma maior saciedade. O consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores, mas para aproveitar todos os benefícios é necessário tomar cinco xícaras ao longo do dia com folhas em infusão. A presença de taninos impede a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e o ferro, por isso é bom que o chá seja consumido longe das refeições principais. As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e carboidratos. Por isso, são muito importantes na alimentação diária de uma pessoa que quer manter o cardápio bem equilibrado. Saborosas, nutritivas e de fácil digestão, elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra doenças e ainda ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue.” 

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista

Leia mais: Revista Contigo.

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