Páscoa, tradições que se mantêm?

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Comemora-se nesta época do ano a morte e ressurreição de Cristo e para os Cristãos é uma das festas mais importantes. Em tempos remotos os fieis permaneciam um período de 40 dias sem comer carne, período também conhecido como quaresma o que está relacionada aos quarenta dias em que Cristo jejuou no deserto.

Para o seu conhecimento, o carnaval período de festa de quatro dias que antecede a quaresma, os antigos se entregavam de corpo e alma a orgias principalmente alimentares. A titularidade “carnaval” se deu com a primeira sílaba das palavras a “carne nada vale”, que era para contrabalançar os 40 dias de jejum que viriam pela frente. Nos dias atuais, normalmente as pessoas “guardam” a sexta-feira Santa e o jejum foi substituído pela restrição à carne vermelha, considerando um momento de reflexão e de purificação do corpo e da mente aos 40 dias que Jesus passou no deserto. Dessa forma, a escolha do peixe como alimento está ligada a duas passagens Bíblica sendo a principal a da multiplicação dos peixes e dos pães, que era o alimento mais abundante da época.

Os peixes em geral são ótimas fontes de proteína de alto valor biológico, são de fácil digestão, fornecem baixas calorias e de quebra um teor menor de gorduras. Alguns fornecem as famosas ômega 3 (Cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum, Bacalhau) que são gorduras altamente do bem, estas são compostas de dois componentes EPA (ácido eicosapentenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), o EPA é um potente antinflamatório e o DHA atua em nível cerebral prevenindo um possível mal de Alzheimer como recentes estudos vêm apontando.

Atualmente, no Brasil, é bastante comum o consumo de bacalhau nessa época do ano, um peixe originário dos mares frios do hemisfério norte e muito saboroso, mantém suas propriedades nutricionais conservadas mesmo após passar pelo processo de salga e secagem, pois isso é feito sem adição de substâncias químicas. O mesmo permanece rico em vitaminas E, D, B1, A, niacina e minerais como o zinco, magnésio, ferro e fósforo e ainda apresenta baixa quantidade de colesterol, porém antes de consumi-lo é preciso retirar bem o sal, deixando bastante tempo de molho a fim de reduzir a quantidade de sódio.

Veja a receita especial que preparamos para sua páscoa!

Para o preparo ingredientes como alho, azeite, tomate, cebola, pimentão e ovo cozido podem incrementar o prato oferecendo assim um aporte de nutrientes maior ao organismo.

Alho, boa fonte de selênio e zinco, minerais antioxidantes essenciais ao funcionamento do sistema imunológico, além de alicina, substância quem tem ação antimicrobiana e ajuda na prevenção do câncer de estômago e de doenças cardiovasculares, por tornar os vasos sanguíneos mais flexíveis e dificultar a formação de placas.

Azeite, o extravirgem é rico em gordura monoinsaturada, esta por sua vez é responsável por manter os níveis de colesterol total e HDL (colesterol bom), além de diminuir o colesterol ruim, o LDL. Porém atenção ao comprar, procure sempre com nível de acidez menor que 0,7%, isso é o que indica sua pureza. 

Tomate possui excelente quantidade do antioxidante licopeno, tem poucas calorias e serve como grande fonte das vitaminas A, B e C, e em sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. O licopeno, encontrado em maior quantidade nos tomates mais vermelhos, é uma substância que ajuda a impedir danos às células, combatendo o câncer de próstata e, também, o envelhecimento. O seu efeito é potencializado quando aquecido.

Cebola apresenta propriedades nutricionais comprovadas, como redução do colesterol total e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, da redução da pressão arterial e evita a formação de coágulos sanguíneos devido à presença do antioxidante quercitina.

Pimentão, vermelhos, verdes ou amarelos a cor não importa, ambos tem propriedades antioxidantes, pequena quantidade de calorias e ricos em vitaminas A, C e E. É um poderoso aliado contra a fadiga, envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como câncer.

Ovo cozido contém boa concentração de ácido fólico, vitaminas, estudos demonstram redução de Alzheimer e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, além da clara ser rica em proteína o que contribui para a formação muscular.

Para se deliciar e manter as tradições nesta páscoa, preparamos para você Bacalhau com Tomate e Pimentões light. Veja aqui!

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