Marketing nutricional e a divulgação dos serviços

0 Flares 0 Flares ×

Marketing termo que já foi utilizado como sinônimo de propaganda e vendas e que, nos dias atuais, é definido como a ciência e a arte de conquistar, manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles (Kotler 1998, 1999).

Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).

Importante forma de diferenciação de produtos empregada por todas as indústrias alimentícias, que constitui uma estratégia relativamente inovadora, o marketing nutricional apresenta como meta o fornecimento de informações de caráter nutricional sobre os produtos ao consumidor, permitindo a escolha consciente de produtos alimentícios condizentes com o estilo de vida que o consumidor pretende adotar.

Para os nutricionistas, habilidades como newsletters com o conteúdo e análise nutricional do produto, elaboração do manual informativo nutricional dos produtos comercializados, suporte nutricional ao site do produto, palestras para os consumidores e profissionais, desenvolvimento de novos produtos e parcerias, cardápios especiais, diet, sem glúten, sem lactose, natal, ano novo, workshop, palestras, dicas da (o) nutricionista, facebook / twitter, matérias na mídia, além é claro do Marketing de produto nos pontos de venda de acordo com o público alvo e o desenvolvimento de projetos na área de marketing, como por exemplo, a elaboração de materiais técnico-científicos para produtos alimentícios ou nutrientes utilizados como matéria-prima para as indústrias alimentícias e farmacêuticas, ressaltando suas características nutricionais e a associação com a manutenção da saúde, baseado sempre em referências científicas são algumas das inúmeras estratégias de marketing que o profissional nutricionista pode utilizar para chegar ao consumidor.

Os projetos também podem incluir a elaboração de materiais informativos periódicos para profissionais da área da saúde, para os clientes, para os propagandistas e para os funcionários do serviço de atendimento ao consumidor da empresa, considerando sempre que o objetivo principal é levar ao consumidor o estímulo à necessidade de compra e de consumo, provocando mudanças saudáveis nos hábitos alimentares.

É através do marketing que temos a oportunidade de exercer propagandas através de um produto, disponibilizando informações sobre todas as suas utilidades, e chamando o cliente para que compre aquele produto. O aumento nas vendas para quem utiliza a estratégia de marketing é bem significativo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Postagens Relacionadas