Hipertensão Arterial, como prevenir e/ou controlar?

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Causa de morte entre os adultos nos principais países civilizados, a Hipertensão Arterial é na maioria das vezes assintomática, fácil de ser tratada, ela é o principal fator de risco na aterosclerose e insuficiência cardíaca.

 Instalada quando tendo valores de pressão arterial sistólica maior que 160 mm Hg e diastólica maior que 95 mm Hg. A hipertensão limítrofe é aquela com valores sistólicos de 140 a 160 mm Hg e diastólicos de 90 a 95 mm Hg e a normotensão é a pressão arterial sistólica menor que 140 mm Hg e diastólica menor que 90 mm Hg.

A alimentação quando adequada poderá prevenir e/ou tratar.

Sabe-se que o sódio intrínseco nos alimentos e em grande quantidade no sal dietético é o grande vilão para o surgimento da hipertensão, porém a redução de gorduras e carboidratos simples na alimentação, o aumento de fibras, a restrição do consumo de álcool e a prática regular de atividade física são também medidas eficazes no controle da hipertensão.

                Dessa forma algumas orientações se tornam importantes:

                – Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia de 3 em 3 horas e tente não pular as refeições.

                – Faça as refeições em ambientes tranquilos, sem pressa e mastigando bem os alimentos.

                – Frutas, legumes e verduras devem estar presentes na alimentação diariamente, pois são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.

                – Prefira preparações cozidas, assadas, ensopadas ou grelhadas, e evite frituras e alimentos gordurosos.

                – Aposte nas ervas, especiarias e temperos frescos substituindo totalmente o sal no preparo dos alimentos, sal e açúcar devem ser utilizados esporadicamente e com moderação.

                – Retire o saleiro da mesa.

                – Consuma de 6 a 8 copos de água por dia longe das grandes refeições.

                – Bebidas alcoólicas, modere o consumo.

                – Exclua refrigerantes e produtos industrializados. Prefira alimentos frescos.

– Inclua na rotina alimentar alimentos ricos em fibras, como: frutas, verduras e legumes crus e cereais integrais.

                – Prepare legumes e verduras no vapor e na hora em que for consumi-los, para evitar a perda de minerais e vitaminas, procurando sempre variar e colorir o prato.

                Manter o peso saudável reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras comorbidades. 

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