Centros de educação infantil: um grande aliado contra a obesidade infantil

0 Flares 0 Flares ×

A obesidade infantil aumenta de forma significativa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, houve um crescimento em sua prevalência de 10 a 40% na maioria dos países europeus nos últimos 10 anos. A obesidade ocorre mais frequentemente nos primeiros anos de vida, entre 5 e 6 anos e na adolescência. Nesta faixa etária seu manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta devido a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança.

Os centros de educação infantil tem importante papel na formação da educação alimentar das crianças devido à possibilidade de realizar trabalhos em todas as áreas de conhecimento envolvidas, principalmente quanto à saúde e prevenção de doenças com a inserção de conteúdos de educação nutricional no currículo escolar.

No estudo realizado por Martins, S. (2005), foi constatado que as escolas são caracterizadas como um local privilegiado de intervenção, em que pequenas mudanças, ao nível da alimentação e atividade física, podem contribuir para travar a escalada da obesidade, conduzindo a estilos de vida mais saudáveis: “é preciso regulamentar e implementar legislação sobre o funcionamento das cantinas escolares. Algumas já começam a adotar práticas mais saudáveis de fornecimento alimentar aos alunos

Sendo assim, é de grande importância à introdução de profissionais responsáveis pela educação alimentar em centros de educação infantil, sendo estes nutricionistas, com objetivo de reduzir não apenas dados estatísticos voltados à obesidade, mais também outras complicações nutricionais na infância que consequentemente poderá refletir na idade adulta.

Referencias:

MELLO, Elza D. de; LUFT, Vivian C. e MEYER, Flavia Obesidade infantil : ? COMO PODEMOS servi eficazes . J.Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.3, pp 173-182. ISSN 0021-7557.

Martins, S. (2005). Obesidade infantil, Medicina e Saúde, n.º 95, 9: 52-54.

VARGAS, Izabel Cristina da Silva; SICHIERI, Rosely;. SANDRE-PEREIRA, Gilza e Veiga, Gloria Valeria da Avaliação Ainda de Programa de prevenção de obesidade in Adolescentes de mais escolas Públicas . Rev. Saúde Pública [online].2011, vol.45, n.1, pp 59-68. ISSN 0034-8910

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Postagens Relacionadas