Daniela Albuquerque

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Lalá Noleto

‘’Eu sou uma pessoa muito ansiosa e a corrida me faz muito bem. Eu consigo ter uma noite de sono tranquilo. O meu personal trainer, Munhoz, vai à minha casa duas vezes por semana, faço um circuito com corrida em esteira e musculação. Não gosto de exercícios monótonos, por isso, ele preparou um circuito no qual eu começo andando na esteira uns 15 minutos, faço uma série de alongamentos, musculação para as pernas, corro e depois faço abdominais. Com esse circuito você fica em movimento o tempo todo. É como se fosse uma gincana, na qual você tem que conseguir terminar a prova no tempo de uma hora. Eu pratico também wakeboard todos os finais de semana, mesmo que esteja frio ou chovendo. Eu adoro esse esporte. É maravilhoso você estar em cima d’água. Dá uma sensação de liberdade. E ver o mar, é uma forma de contato com a natureza, que me deixa muito feliz (e também deixa as pernas simplesmente lindas). O wake tonifica os músculos, deixando-os fortalecidos. Eu não sigo uma dieta à risca. Mas duas coisas básicas que aprendi para manter a forma física e ficar magrinha: evitar açúcar e sal. Porque os carboidratos que comemos viram açúcar. Eu não coloco açúcar no suco, porque a fruta já é docinha e nosso organismo não precisa de tanto açúcar. O sal eu também evito, porque retém líquido e deixa a gente inchada. Para manter um corpo bonito você pode comer, mas coisas saudáveis. Eu como a cada três horas. Se a gente comer a cada três horas, quando chegar as próximas 3 horas, você não estará com aquela fome de leão. Fazendo assim o metabolismo funciona muito mais, e não guarda alimentos, pois o corpo da gente é inteligente. Quando você come a cada 3 horas, o organismo queima as calorias, porque ele não vai segurar o que você comeu já que ele sabe que daqui 3 horas você vai comer novamente. Mas quando eu falo em comer não é para encher a boca de docinhos, salgadinhos. Eu falo comer alimentos que não são calóricos. Evito alimentos que possuem gordura, porém não resisto a um chocolate. Como muito farelo de aveia.’’ 

Comentário da nutricionista Cinara Carvalho: 

‘’Daniela nos dá uma aula de saúde! Para se manter saudável, tudo o que o organismo precisa é exercício físico supervisionado, associado com alimentação saudável personalizada. Essa somatória proporciona benefícios ao coração e ao pulmão, além de fortalecer os músculos, regularizar o intestino, diminuir os níveis de gordura no sangue, redução do peso, liberação de endorfina que eleva a auto-estima. O ideal, é que se faça o que se gosta, correr, dançar, nadar, andar, enfim, o importante é se movimentar, não se esquecendo de beber água antes, durante e depois do exercício. Evitando açúcar e sal assim como a Daniela, podemos evitar quilos a mais e o surgimento de algumas doenças. A alimentação, no entanto, deve conter proteínas, carboidratos complexos, gorduras em pequena quantidade, fibras, cálcio, minerais e vitaminas. Para isso, necessitamos de uma alimentação variada, sem excessos e também sem exclusões, mantendo essa prática de 3 em 3 horas. Os chocolates são altamente energéticos, pois contém grande quantidade de gordura saturada e carboidratos simples, a sugestão é consumir com moderação. 

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista
Leia mais: Revista Contigo.
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