Boa alimentação ameniza celulites

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Entrevista publicada originalmente na revista Estética & Plástica

A celulite é ocasionada por aumento do tecido gorduroso sob a pele, que leva à má circulação sanguínea,e, consequentemente, ao aumento dotecido fibroso, denominado de hidrolipodistrofia. A alimentação está estritamente relacionada com o aparecimento das celulites, já que estabelecerá a quantidade de gordura no organismo.

Segundo a nutricionista Cinara da Silva Carvalho, pequenas mudanças podem amenizar a aparência das celulites e até evitar o aparecimento das mesmas.

“A maioria da população consome mais alimentos industrializados, semi-processados ou prontos para consumo, que são ricos em carboidratos simples, lipídios, proteínas de origem animal e sal”, afirma a nutricionista. Alimentos naturais como frutas, legumes, verduras e folhosos são, na maioria das vezes, deixados de fora do cardápio, o que é prejudicial. A má alimentação aliada a fatores predisponentes como genético, sexo, idade, constipação intestinal, desequilíbrio hormonal, sedentarismo e cigarro é um prato cheio para a celulite.

Cinara Carvalho explica que, para reduzir os sinais da celulite, o corpo precisa de uma alimentação adequada, com nutrientes específicos que ajudam no seu controle em quantidades individuais recomendadas, corrigindo o efeito tóxico da constipação intestinal.

“Alimentos com fibras alimentares, probióticos, prebióticos e simbióticos reduzem o acúmulo de tecido adiposo”, afirma, e, consequentemente, a predisposição para o aparecimento da celulite.

Uma alimentação balanceada também deve melhorar a permeabilidade capilar e insuficiência linfática CELULITES com o uso dos bioflavonóides, além de regular os fatores hormonais com a utilização dos silanóis (que são oligoelementos que normalizam a permeabilidade da pele, melhorando a absorção cutânea e celular). A correta ingestão de líquidos, principalmente água, que elimina toxinas, e a redução considerável da ingestão de alimentos que promovem a retenção hídrica, como o sódio, presente no sal de cozinha, embutidos, alimentos industrializados, temperos completos, molhos como shoyu e o inglês, também diminuem o inchaço e os edemas no organismo, que são uma porta para o aparecimento da celulite. Evite o saleiro na mesa durante as refeições e adicione ao cardápio alimentos que evitam a retenção de líquido, como o potássio, encontrado na linhaça, no mamão, no abacaxi, na água de coco e no tomate.

“Uma dieta personalizada em quantidade e qualidade para cada indivíduo, elaborada por um profissional capacitado, poderá auxiliar na redução da hidrolipodistrofia, bem como a conclusão do diagnóstico, seus estágios e fases, verificando as possíveis causas e sintomas desse mal”, afirma Cinara Carvalho.

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista

 

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