Bianca Castanho

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Por Lalá Noleto

”A minha vida toda eu dancei jazz, mas hoje em dia,eu intercalo caminhada e corrida na esteira quase diariamente. Também tenho um personal que vem na minha casa 2 vezes por semana para ginástica localizada e musculação. 

Normalmente eu como meio mamão papaia e uma fatia de pão integral com queijo branco de manhã; no almoço um grelhado e bastante salada variada; uma barrinha de cereal ou fruta no lanche da tarde e no jantar uma sopa. E no final de semana como o que estiver com vontade. 

Não sigo a mesma dieta, tem dia que eu quero comer mais e até comer umas besteiras como pipoca, doce, biscoito,etc. Compenso comendo menos e mais saudável no dia seguinte. Evito comer gordura e fritura. Mas não consigo resistir ao chocolate, principalmente o branco. Para me manter em forma tomo chá verde. E por ser gaúcha adoro tomar chimarrão (que todo mundo diz ser um pouco diurético)”. 

Comentário da nutricionista Cinara Carvalho:

Um dos segredos da alimentação saudável sem dúvidas está na variedade dos alimentos ao longo do dia, Bianca logo pela manhã já oferece ao organismo vitaminas, minerais, fibras, carboidrato complexo, proteína de alto valor biológico o que garante o bom funcionamento do mesmo. O cuidado deve vir no jantar se as sopas forem industrializadas, pois estas contêm elevadas quantidades de sódio e a adição excessiva é um fator de risco para o desenvolvimento ou o agravamento da hipertensão arterial, e também pode ser um fator independente de risco para doenças cardiovasculares, além da retenção hídrica. 

A associação constante da atividade física com a alimentação saudável permite os deslizes no final de semana, afinal ninguém é de “ferro”, mas é sempre bom evitar os alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes e excesso de doces, o chocolate branco, por exemplo, tem mais gordura. 
O chimarrão é diurético além de apresentar outras funções importantes, porém cuidado com a temperatura. Pessoas em risco de anemia devem evitar, pois diminui a absorção de ferro. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos. 

Cinara da Silva Carvalho | CRN1-3473 | Nutricionista

Leia mais: Revista Contigo.

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